A emergência de novas arquiteturas de aplicativos (como contêineres e arquiteturas de malha de serviços), arquiteturas sem servidores, cargas de trabalho nativas na nuvem e a confiança cada vez maior nas APIs apontam que as organizações agora precisam de proteção para aplicativos da Web e APIs que possam assegurar proteção na mesma velocidade do desenvolvimento, ou seja, sem comprometer a agilidade, o tempo para disponibilidade no mercado ou a produtividade geral.
Essas soluções precisam ser “flexíveis” nos ambientes de desenvolvimento e se adaptar às necessidades dos negócios. Antes de considerar qualquer solução, certifique-se de que ela atenda aos requisitos das equipes de DevOps e segurança.
Aqui estão algumas características-chave a serem consideradas ao avaliar o WAAP (Web App and API Protection - Proteção de aplicativos Web e APIs) que se integra bem a seu canal direto de CI/CD.

Consistência entre ambientes de computação híbrida
De data centers a nuvens públicas e privadas, todos precisam de adaptações e ajustes que resultam em lacunas na postura de proteção do seu aplicativo. Busque soluções de segurança que ofereçam segurança unificada, robusta e consistente, onde quer que seus aplicativos sejam executados.
Como ter visibilidade de importantes eventos de segurança (especialmente de APIs) e de métricas de desempenho
Como adotar uma abordagem integrada aos resultados de segurança em uma visão integrada de 360º dos problemas de segurança e desempenho por meio de um painel de controle único.
[Você também pode se interessar por: How to Keep APIs Secure in an Interconnected World] (Como proteger as APIs em um mundo interconectado)
Escalabilidade
Isso significa que as soluções de segurança têm “elasticidade”. Elas podem crescer e escalar a segurança do aplicativo junto com as ferramentas de orquestração de desenvolvimento, protegendo todas as instâncias e cargas de trabalho, incluindo políticas de autoaprendizagem e configurações.
Segurança eficaz (proteção contra ataques de dia zero)
Modelos de segurança negativos e positivos são necessários para proteger contra ameaças conhecidas e desconhecidas, maximizando, assim, a segurança e minimizando os falsos positivos para oferecer a melhor experiência aos usuários.
Segurança adaptativa
A detecção imediata de aplicativos novos e modificados no canal direto de CI/CD não é o suficiente e deve ser seguida por uma geração e otimização automáticas de políticas de segurança.
[Você também pode se interessar por: Application Security in 2021] (Segurança de aplicativos em 2021)
Integração sem riscos
A integração sem riscos com várias ferramentas e sistemas que abrangem soluções de desenvolvimento e orquestração de aplicativos para garantir pouco ou nenhum atraso nos ciclos de desenvolvimento e lançamento de aplicativos.
A partir de agora, a chave para a segurança de aplicativos dependerá da capacidade das equipes de desenvolvimento de aplicativos e produtos de equilibrar a necessidade de proteger as infraestruturas ao migrar os aplicativos para nuvens públicas por meio de automação e governança. As organizações precisam mudar o modo como gerenciam a segurança de aplicativos e APIs, tanto em termos de sua função no desenvolvimento de aplicativos, quanto em soluções de segurança que implementam para protegê-los.